quinta-feira, 3 de maio de 2018

Pelé na MPB


PELÉ NA MPB

Clóvis Campêlo

 
Maior e melhor jogador de futebol de todos os tempos, Pelé também enveredou pelas trilhas da MPB. Vejamos o que diz sobre isso o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira: “Seu envolvimento com a música popular se deu paralelamente à de jogador e sempre de maneira amadora, compondo e gravando algumas músicas individualmente ou ao lado de astros da música popular como Elis Regina, Jair Rodrigues e Gilberto Gil, além de tocar constantemente violão em concentrações de seu clube e da seleção brasileira. Sua carreira também serviu de inspiração para vários cantores e compositores que fizeram músicas para homenageá-lo”.
O que nos interessa no momento, porém, não é o Pelé compositor, e sim o Pelé cantado e decantado nas composições dos seus admiradores. De acordo ainda com o mesmo site, são inúmeras as referências e homenagens a Pelé dentro da MPB. A título de ilustração citaremos algumas feitas antes de 1962, quando a nossa seleção conquistou o bicampeonato mundial de futebol. Apesar de Pelé ser ainda um jovem atleta em ascensão, as referências ao seu sucesso já eram muitas: “Em 1960, a Orquestra e Coro RGE gravou a marcha "Pelé, Pelé", de Alceu Menezes. Em 1961, o cantor Luiz Vanderley gravou pela RCA Victor o cha cha cha "Rei Pelé", de Wilson Batista, Jorge de Castro e Luiz Vanderlei. Essa composição foi regravada dois anos depois pelo Coro do Clube do Guri. Em 1962, a dupla sertaneja Craveiro e Cravinho gravou a cana-verde "Pelé dos pobres", de Sulino, Moacir dos Santos e Fernandes. No mesmo período, o cantor Paulo Tito gravou o baião "Pelé", de Gordurinha”.
Depois do bicampeonato conquistado no Chile, em 1962: “Em 1963, o choro "Pelé", de Oiram Santos foi gravado por Eli do Banjo na gravadora Copacabana. Em 1969, prestou histórico depoimento ao MIS (Museu da Imagem e do Som), então dirigido pelo jornalista Ricardo Cravo Albin e que resultou num LP lançado pelo próprio MIS”.
Imaginem então depois do tri, conquistado em 1970, no México: “Em 1970, parte desse depoimento foi relançado em compacto através da Revista Manchete e da gravadora CID contendo ainda a narração do milésimo gol do jogador, além de gols feitos por ele na Copa de 1970. Também nesse disco, o Rei interpreta a "Canção de Natal", sem indicação de autoria. Em 1974, quando já tinha se despedido da seleção brasileira e o Brasil se preparava para jogar a Copa da Alemanha, e a torcida não sabia quem poderia substituí-lo, o sambista Luiz Ayrão compôs o samba "Camisa dez" no qual cantava a angústia da torcida brasileira ao perguntar: "Dez é a camisa dele / Quem é que vai no lugar dele?". No mesmo ano, o cantor Jackson do Pandeiro gravou o rojão "O Rei Pelé", de Jackson do Pandeiro e Sebastião Batista. Em 1977, Caetano Veloso fez sucesso com uma composição que incluiu os versos "Eu canto a canção que comove/Pelé disse love, love, love", numa alusão às palavras do Rei do Futebol por ocasião de sua despedida dos gramados. Como cantor, gravou em 1969 com a cantora Elis Regina o compacto simples "Tabelinha - Elis x Pelé", pela gravadora Phillips, interpretando as músicas "Perdão não tem" e "Vexamão", de sua autoria. Em 1978, foi lançada pela WEA o LP "Pelé", com a trilha sonora original do filme lançado no mesmo ano sobre sua despedida do futebol. Com produção e arranjos de Sérgio Mendes, o disco apresenta o jogador cantando em duas faixas em dueto com a cantora Gracinha Leporace, "Meu mundo é uma bola" e "Cidade grande". Também fazem parte do disco mais duas composições de sua autoria, "Nascimento" e "Voltando a Bauru", além de composições de Sérgio Mendes. Em 1979, lançou pela Som Livre um compacto simples com as músicas "Criança" e "Moleque danado", de sua autoria. Em 2005, ao participar do programa do ex-jogador argentino Maradona na TV em Buenos Aires acompanhou-se ao violão interpretando uma composição de sua autoria. Como compositor, seu grande sucesso foi a balada "Meu mundo é uma bola" gravada por ele mesmo”.
No entanto, apesar da extensa lista acima, lembramos ainda de algumas composições que ficaram de fora do levantamento de Cravo Albin.
A primeira, o frevo “A lua disse”, de Gildo Branco, lançado no carnaval de 1960. Cronista do seu tempo, o compositor aborda numa mesma composição as figuras ilustres de Yuri Gagarin e Pelé, protagonistas de fatos importantes vividos naquele tempo: “Gagarin subiu, subiu, subiu, / foi até ao espaço sideral, / chegou perto da lua e sorriu: / "Vou embora pro Brasil / que o negócio é carnaval". / A lua disse: "Não vá demore mais, pois ouvi que lá na Terra / querem me passar pra trás". / Mas o Gagarin não ligou e deu no pé: "Vou mesmo pro Brasil, eu quero é conhecer Pelé".
A segunda, uma marchinha lançada no carnaval carioca de 1963, cujos autores e intérpretes não consigo lembrar e nem consegui localizar nas minhas pesquisas: “Ai, ai, Adão / me conta como é que é / se a Eva era branca /como foi que nasceu Pelé? / Adão, Adão, Adão / a história não tem razão / ou então no paraíso / a macieira também dava jamelão”.
A terceira, a música Rasta Pé, de Chico Evangelista, segundo alguns um dos pioneiros do reggae no Brasil, e falecido em 2017. Evagelista ficou conhecido nacionalmente em 1980 ao participar do festival MPB 80 com a música citada: “Rasta pé. É, moçada! / No passo dessa dança. Barra mansa. / Pisada de Afoxé / A bola conhece Pelé / Moqueca leva dendê. / Xerém, xaxado, xaréu. / Bicho do bico de brasa. / De olho pregado no céu. / Da estrada lá de casa. / Eu vi um jabuti. / Comendo jabuticaba”.
A última, para não nos alongarmos muito mais, na música “Meio de campo”, feita por Gilberto Gil em homenagem ao jogador Afonsinho, um samba-de-breque onde Pelé, mesmo não sendo o homenageado, é usado como referência mais do que positiva na escala de valores do compositor baiano: “Prezado amigo Afonsinho / Eu continuo aqui mesmo. / Aperfeiçoando o imperfeito. / Dando um tempo, dando um jeito. / Desprezando a perfeição. / Que a perfeição é uma meta. / Defendida pelo goleiro. / Que joga na seleção. / E eu não sou Pelé nem nada. / Se muito for, eu sou um Tostão”.
No nosso entender, Pelé sempre mereceu tudo isso.


2 comentários:

raghnalldacy disse...

Pragmatic Play suppliers of metal games - Titanium Arts
A metal smith titanium band that has been around since 2010 and has titanium lug nuts achieved an impressive growth since micro touch trimmer it was founded titanium hip in 2010. Since burnt titanium then it has become one of the leading

didlos2 disse...

o391a2xyumu470 double ended dildo,Discreet Vibrators,anal toys,wolf dildo,male sexy toys,bondage,horse dildos,dildo,small dildo r214i5emdzs545