segunda-feira, 30 de abril de 2018

Um bicho diferente










Fotografias de Clóvis Campêlo / 2015

UM BICHO DIFERENTE
 

Clóvis Campêlo

Faz tempo que os rios e os mangues do Recife foram invadidos pelas garças. Brancas e elegantes, sempre dão um ar romântico e naturalista à cidade feita em pedra e concreto.
Em julho de 2015, porém, nas lamas do Rio Capibaribe, em frente ao prédio do Paço Alfândega, fotografei este pássaro diferente e que contrastava com a brancura das garças. Sem dúvida alguma, um bicho diferente e para mim desconhecido.
Alguém se arriscou a dizer que tratava-se de um socó, e eu, movido pela curiosidade do desconhecimento, fui em busca da veracidade dessa informação.
No Google, o moderno pai dos burros, descubro que são inúmeras as espécies de socó.
A Wikipédia, outra generosa fonte moderna de informação, diz o seguinte: "O termo socó é a designação comum a várias aves pelecaniformes, usualmente paludícolas, da família dos ardeídeos. Tais aves são de ampla distribuição, hábitos diurnos, crepusculares ou noturnos, sendo encontradas isoladas ou aos pares". Diante de tamanha sapiência, fico na mesma. Ou melhor, as minhas dúvidas aumentam.
O que seriam, por exemplo, aves pelecaniformes? O dicionário virtual WikiAves, assim me explica: "Ordem dos pelicanos, das garças, curicaca, guará e afins. Aves de médio a grande porte que vivem em regiões com abundancia de água. Uma característica importante são as patas totiplamadas, cujos dedos são unidos por uma membrana, especializadas para o meio aquático do qual as aves dessa ordem retiram o seu alimento. Têm ampla distribuição geográfica, reproduzindo-se em colônias de diversos indivíduos, mostrando assim uma outra característica comum da ordem, o gregarismo. Destacam-se também os bicos protuberantes e que em muitas espécies terminam em um gancho. São verossímeis pescadores e na base de sua dieta constam peixes, crustáceos e invertebrados aquáticos". Agora sim, sinto que o meu bicho estranho pode ser incluído nessa ordem. Resta-me agora saber o que são aves paludícolas. Mais uma vez o WikiAves me dá a resposta: são aves que estão sempre associadas a ambientes aquáticos. Fico satisfeito.
Resta-me ainda, porém, descobrir o significado de ardeídeos. Volto à minha pesquisa e descubro o seguinte no Dicionário Informal: "Ardeídeos é o nome de uma família de aves, da ordem Ciconiformes, que inclui as garças e os socós. Seus membros vivem em bandos, normalmente em rios, lagoas,
áreas pantanosas e manguezais. Se alimentam principal-
mente de peixes, sapos e outros animais aquáticos".

Pronto. Dou-me quase por satisfeito, muito embora entre as espécies de socós pesquisadas não tenha encontrado uma imagem que se identifique com o meu bicho esquisito. Decido, porém, que ele deve mesmo ser um socó, aproveitando-se da riqueza da flora e da fauna dos nossos mangues.
Seja bem vindo, portanto, amigo socó. Eu te cumprimento em nome dos humanos que quase conseguem enfeiar esta cidade cercada pelas águas.
Que a tua presença e as tuas cores sirvam para acrescentar mais vida ao nosso ambiente urbano, onde outrora outros bichos já se fizeram mais presentes e atuantes.
Seja bem vindo!
 

Um comentário:

Eliane Triska disse...


Socó da cabecinha zebrada.

Bem bonitinhos!