quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O Homem da Meia Noite


O HOMEM DA MEIA NOITE

Clóvis Campêlo

É o mais famoso boneco gigante do carnaval de Olinda.
O bloco foi criado por Benedito Bernardino da Silva, Sebastião Bernardino da Silva, Luciano Anacleto de Queiroz, Cosme José dos Santos, Manoel José dos Santos e Eliodoro Pereira da Silva, no dia 2 de fevereiro de 1932, como uma dissidência do bloco Cariri, que saía às 4:30 horas do domingo de carnaval e se intitulava com a primeira agremiação a desfilar pelas ruas da Marim dos Caetés.
O boneco foi concebido pelos amigos e fundadores do bloco Benedito e Luciano, que o criaram para desfilar puxando o bloco à meia-noite do sábado de Zé Pereira, abrindo o carnaval da cidade.
Ao longo dos anos, foram vários os carregadores oficiais que conduziram com sucesso o boneco famoso pelas ruas e becos de Olinda: Enrique Alabamba, Amaro Biluca, Basto, Paulo 19 e Alcides Honório dos Santos, o Cidinho, este o mais famoso que conduziu com elegância o calunga por mais de 40 anos. Hoje é Pedro Garrido quem assume essa grande responsabilidade. O boneco chega a medir 4 metros de altura e pesa aproximadamente 50 quilos.

Recife, 2009

2 comentários:

Carlos Maia disse...

Grande Clóvis Câmpelo!!!! Eu tenho uma camisa com uma pintura dele!!! Feita por meu amigo poeta e artista plástico Israel Lira! Grande Abraço, irmão!!!

Clóvis Campêlo disse...

Grande poeta Carlito! Grato pela visita e comentário. Abraços