segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O Edifício Califórnia


Fotografia de Clóvis Campêlo/1994

O EDIFÍCIO CALIFÓRNIA

Clóvis Campêlo

O Edifício Califórnia foi construído em 1953, segundo projeto do arquiteto Acácio Borsoi.
O prédio é considerado um referencial e um dos marcos da arquitetura moderna do bairro de Boa Viagem.
Tem 14 pavimentos, 7.953 metros quadrados, 225 apartamentos (15 por andar) e um pavimento de cobertura. No andar térreo existem 16 lojas e um teatro que nunca chegou a ser utilizado.
O Edifício Califórnia foi erguido numa época em que o bairro de Boa Viagem era usado apenas para veraneio.
De acordo com estudos feitos pela Prefeitura da Cidade do Recife, o prédio serviu de modelo para que a população do município começasse a dar importância aos afastamentos frontais e laterais em relação aos prédios vizinhos. Assim, Pernambuco iniciava uma arquitetura contrária às construções do Estado do Rio de Janeiro, onde os edifícios são colados uns aos outros.
Segundo o escritor pernambucano Joca Souza Leão, na sua coluna Pano Rápido (Revista Algomais, Recife, setembro de 2008), "o Edifício Califórnia foi um projeto ousado para os anos 50. Pequenos apartamentos e quitinetes à beira-mar. Os condôminos seriam veranistas (nesse tempo ainda se veraneava em Boa Viagem), casais sem filhos, desquitados (na época ainda não havia divórcio) e estudantes universitários, vindos do interior para estudar no Recife. Seriam. Não foram. Os apartamentos viraram garçoniéres. E os quitinetes, antecessores dos motéis. Logo, logo deteriorado e decadente".

Recife, 2008


Nenhum comentário: