segunda-feira, 19 de março de 2012

Esculturas francesas


Fotografia de Clóvis Campêlo/2008

ESCULTURAS FRANCESAS

Clóvis Campêlo

O Recife é a segunda cidade brasileira com maior número de esculturas de ferro trazidas da França. A primeira cidade do Brasil com maior número de peças de ferro francesas é o Rio de Janeiro.
Entre as peças recifenses identificadas como tal constam dois jarrõesna Praça do Derby, As quatro esculturas da Ponte Maurício de Nassau, o leão do Sport Clube do Recife, nove divindades da Praça da República, quatro luminárias e e duas outras peças próximas ao Teatro de Santa Isabel, o Cristo da Capela do Cemitério de Santo Amaro, duas peças no Colégio Municipal Pedro Augusto e sete esculturas localizadas no Museu do Estado.
Além destas, existem ainda peças localizadas em jardins particulares, residências engenhos.
O Museu do Estado de Pernambuco possui uma cópia do catálogo de peças criadas pela Societé Anonyme des Hautes-Fourneaux & Fonderies du Val-D'Osne, no qual constam as esculturas trazidas da França para o Brasil. O livro original, de 1720, foi adquirido pela Associação Francesa Para Preservação do Patrimônio Metalúrgico (ASPM) em um leilão realizado em Paris. O livro traz o nome dos escultores e das peças.
O Val-D'Osne é uma região do Nordeste da França, rica em fundições, onde o Brasil comprava as esculturas.

Recife, 2008


Um comentário:

Aristótesles Coelho disse...

É vero, camarada.
No Rio elas são inúmeras, bem destacadas e com a devida manutenção.
O que dói é que as autoridades urbanas do Recife têm o maior descaso com estas peças de grande valor artístico e histórico.