terça-feira, 15 de janeiro de 2013

As histórias de São José do Ribamar










Fotografias de Clóvis Campêlo/2012

AS HISTÓRIAS DE SÃO JOSÉ DO RIBAMAR

Clóvis Campêlo

Terceira cidade mais populosa do estado do Maranhão, São José do Ribamar está situada a 32 quilômetros do centro de São Luís, ao leste da ilha. O seu nome é uma homenagem ao santo padroeiro do Maranhão.
Segundo a Wikipédia, o local onde situa-se a cidade era primitivamente uma aldeia indígena tradicional da etnia potiguaras. O nome atual da cidade decorre de uma lenda. Diz a tradição que um navio que vinha de Lisboa para São Luís devou-se da sua rota e em plena Baía de São José esteve ameaçado de ir a pique por conta de uma grande tempestade. Os tripulantes invocaram a proteção do santo homônimo, prometendo-lhe erguer uma capela na povoação ao longe avistada. Tal foi a força das súplicas, que imediatamente o mar se acalmou e todos chegaram a terra sãos e salvos.
Para cumprir a promessa, os sobreviventes trouxeram de Lisboa uma imagem colocando-a em uma igrejinha então erguida de frente para o mar. Ainda segundo a lenda, alguns devotos residentes na antiga Anindiba, hoje a cidade de Paço do Lumiar, retiraram a imagem escondido e a levaram para a ermida daquela povoação. No dia seguinte, porém, como por um milagre inesplicável, a imagem estava colocada de volta no devido, repetindo-se esse fenômeno em outras ocasiões em que a imagem fora novamente levada para Paço do Lumiar. Compreenderam, entaõ, os moradores de Anindiba que os anto desejava permanecer em sua capela, de frente para o mar, no que foi respeitado a partir de então.
Tempos depois, os devotos da cidade resolveram construir uma nova igreja de frente para a entrada da cidade, intento não alcançado pelos constantes desmoronamentos das paredes do novo templo. Os fiéis compreenderam, então, que mais uma vez o desejo do santo era ficar de frente para o mar, no que também foi atendido.
Ao lado da praça em frente à igreja, existe hoje a gruta de N. Sa. de Fátima que guardada por um preto velho contador de histórias. Segundo ele, o santo passou a ser chamado de São José do Ribamar por ter sido colocado em uma capela construída sobre um pequeno morro, acima do nível do mar.
Hoje, São José do Ribamar é um santo de grande devoção por parte do povo maranhense. Daí a profusão dos Josés e Marias de Ribamar entre os maranhenses. A festa do santo milagreiro acontece no mês de setembro, em data móvel, sempre por ocasião da lua cheia.
Segundo os historiadores maranhenses, foi nas praias da Baía de São José, exatamento onde hoje se localiza a cidade de Icatu, que aconteceu a famosa Batalha de Guaxenduba, onde os portugueses derrotaram os franceses, sob a proteção divina, com a aparição aos seus batalhões da imagem de Nossa Senhora da Vitória, o que elevou o ânimo das tropas lusitanas, levando-as à vitória.
Hoje, Nossa Senhora da Vitória é a padroeira da cidade de São Luís.

Fontes: Site da Prefeitura da Cidade de São José do Ribamar e Wikipédia.

Um comentário:

lucelena disse...

Clóvis,
Feliz 2013.
Do Maranhão só conheço a capital São Luis. Estive nela duas vezes. Muito bom o texto histórico e as fotos de São josé do Ribamar. Cultura pura!
Grande abraço
Lucelena