sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Parabéns, presidente!


PARABÉNS, PRESIDENTE!

Clóvis Campêlo



Talvez o grande erro de Lula e do Partido dos Trabalhadores tenha sido apostar em um acordo com bandidos e larápios tradicionais da política brasileira em nome da chamada governabilidade. Foi aí que o PT perdeu o rumo e se deixou contaminar. Infelizmente.

Mas, natural da cidade de Caetés, onde veio ao mundo em 27 de outubro de 1945, “foi o único presidente do Brasil nascido em Pernambuco. Bateu um recorde histórico de popularidade durante seu mandato, conforme medido pelo Datafolha. Programas sociais como o Bolsa Família e Fome Zero são marcas de seu governo, ambos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas como os programas que possibilitaram a saída do país do mapa da fome. Lula teve um papel de destaque na evolução recente das relações internacionais, incluindo o programa nuclear do Irã e a questão do aquecimento global”.

Na época do seu nascimento, Caetés era apenas um distrito da cidade de Garanhuns, situada no agreste meridional de Pernambuco. A cidade de Caetés surgiu de um povoado fundado por Miguel Quirino dos Santos. Até 1918 a localidade chamava-se "São Caetano". O topônimo mudou para Caetés por influência do jornalista, historiador e publicista da língua tupi, Mário Melo. Segundo este historiador, caetés é uma corruptela de caá-etê, significando "mato real ou verdadeiro, mata virgem". Emancipou-se como município em 13 de dezembro de 1963, desmembrando-se do município de Garanhuns.

Antes, em em 1952, com apenas sete anos de idade, Lula acompanhou a mãe e os irmãos numa viagem para São Paulo, em busca do próprio pai. Saiu de Caetés em um caminhão pau-de-arara. Em São Paulo chegou, viu e venceu. De engraxate a vendedor de jornais, torneiro-mecânico, líder sindical, deputado federal e presidente da República, numa trajetória vitoriosa.
Apesar da sua derrota para Fernando Collor de Melo em 1989, na eleição presidencial, Lula manteve sólida liderança no PT, bem como prestígio internacional, como no destaque obtido quando da fundação do Foro de São Paulo, em São Bernardo do Campo, em 1990. Tratava-se de um encontro periódico de lideranças partidárias que visava congregar e reorganizar as esquerdas latino americanas, que estavam politicamente desorganizadas com a expansão do neoliberalismo após a queda do muro de Berlim. Em setembro de 1993 estava percorrendo os Estados da Amazônia em campanha para a eleição presidencial de 1994. Em Ariquemes (RO), Lula disse: “Há no congresso uma minoria que se preocupa e trabalha pelo país, mas há uma maioria de uns trezentos picaretas que defendem apenas seus próprios interesses”.
Em 27 de outubro de 2002, Lula foi eleito presidente do Brasil, derrotando o candidato apoiado pela situação, o ex-ministro da Saúde e então senador pelo Estado de São Paulo José Serra do PSDB. No seu discurso de diplomação, Lula afirmou: "E eu, que durante tantas vezes fui acusado de não ter um diploma superior, ganho o meu primeiro diploma, o diploma de presidente da República do meu país."
Em 29 de outubro de 2006, Lula é reeleito no segundo turno, vencendo o ex-governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin do PSDB, com mais de 60% dos votos válidos. Após esta eleição, Lula divulgou sua intenção de fazer um governo de coalizão, ampliando assim sua fraca base aliada. O PMDB passa a integrar a estrutura ministerial do governo.
Pela primeira vez na história desse país, tomamos rumos diferentes e respiramos uma certa ilusão de protagonismo. No entanto, enquanto país estratégico no contexto mundial atual, por conta das suas riquezas e possibilidades, fomos vítimas de um novo golpe urdido provavelmente nos porões da CIA, conforme sempre afirmou o jornalista Paulo Henrique Amorim.
Os golpistas rapidamente redirecionaram o país para a subserviência e entreguismo, modificando regras de relações trabalhistas, sempre privilegiando a o capital em detrimento dos trabalhadores em geral.
Lula sempre despertou sentimentos antagônicos em relação à sua figura e isso nem Freud explica. Por causa da admiração que lhe tenho cheguei a romper com vários amigos menores que nunca souberam respeitar a diversidade de pensamentos e credos políticos. Melhor assim. Antes que só que mal acompanhado.
Parabéns, presidente! E vida longa para você.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: