sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A Ponte da Boa Vista











A PONTE DA BOA VISTA

Fotografias e pesquisa de texto de Clóvis Campêlo

 
Segundo a historiadora Lúcia Gaspar, em texto publicado no site da Fundaj, a Ponte da Boa Vista é considerada a ponte mais típica e original do Recife, e liga atualmente a rua Nova, no bairro de Santo Antônio, à rua da Imperatriz, na Boa Vista.
Existem nas suas quatro pilastras de entrada, diversas inscrições que registram datas e fatos históricos relevantes de Pernambuco e do Brasil, como a invasão dos holandeses (1630); as Batalhas das Tabocas, de Casa Forte (1645) e dos Guararapes (1648-1649); a restauração de Pernambuco (1654); a Guerra dos Mascates (1710); a Revolução de 1817; a Confederação do Equador (1824); a abdicação de Pedro I e início do reinado de Pedro II (1831).
Durante as décadas de 1940 e 1950, a ponte era um local importante na vida social da cidade. Pelas suas passarelas laterais desfilavam as últimas versões de vestidos, chapéus e maquiagens. Surgiram também os fotógrafos do retrato instantâneo, que ofereciam seus serviços e faziam ótimos negócios. Na época, as máquinas fotográficas ainda eram uma novidade.
Parcialmente destruída pelas enchentes do rio Capibaribe em 1965 e 1966, a ponte da Boa Vista foi restaurada, em 1967, na gestão do então prefeito Augusto Lucena. A restauração, no entanto, a descaracterizou um pouco. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) embargou a obra, porém suas passarelas já haviam sido alargadas, seus pilares unidos por um revestimento de concreto até o nível da água e toda a estrutura do lastro inferior já havia sido concretada.
Segundo o site Recife de Antigamente, "a ponte foi construída, inicialmente, em madeira, a partir de 1640 por ordem do príncipe Maurício de Nassau e se encontrava mais próxima da, atualmente, Casa da Cultura. Em meados do Século XVIII, o então governador da província de Pernambuco a destruiu e mandou construir outra, também em madeira, no local em que se encontra hoje. Em 1815, a ponte sofreu uma reforma, recebendo gradis, calçamento e varandas dos dois lados onde foram colocados bancos de madeira.
Em 1874, a ponte foi reconstruída com estruturas inteiramente metálicas, fabricada na Inglaterra em ferro batido e sua inauguração foi no dia 07 de setembro de 1876".
Uma obra tão antiga e marcante no centro histórico do Recife, com certeza, foi palco de muitos acontecimentos e fatos pitorescos como o que nos foi narrado pelo amigo e arquiteto Aristóteles Coelho: "Iam os idos dos anos 1970, era noite de uma segunda-feira bastante chuvosa e eu estava próximo á Praça Maciel Pinheiro, quando ...KATCHAPRUMMMM!!! Foi a maior explosão que meus ouvidos já detectaram até então. Apesar de tudo, corri na direção do estrondo e cheguei na famosa ponte: um raio acabava de arrancar um dos arcos que coroam a ponte, o qual, até hoje, não sei onde foi parar. Daí então, nunca mais passei sobre aquela ponte, em noite chuvosa de uma segunda-feira, naquela semana, e em todas as outras que vieram a seguir".


Um comentário:

Carlos Maia disse...

Muito bom!!! Tanto o texto como as fotos!!!