sexta-feira, 4 de julho de 2014

Esse jogo não é 1x1!


ESSE JOGO NÃO É 1 x 1!

Clóvis Campêlo

No retrospecto da Copa 2014, amigos, a Colômbia leva vantagem sobre a seleção brasileira. Foram quatro jogos, com quatro vitórias inquestionáveis, inclusive, a última, sobre o Uruguai, que faz parte do seleto grupo dos campeões mundiais. Nós, brasileiros, conseguimos apenas duas boas vitórias e dois minguados empates. Estamos, portanto, em desvantagem.
Porém, no âmbito geral, o futebol colombiano nunca ocupou uma posição de maior destaque. Sua melhor colocação em copas do mundo, aconteceu em 1962, na Copa do Mundo do Chile, quando fomos bicampeões, ao ocupar 0 14º lugar. Naquela copa, inclusive, teve o grande mérito de empatar em 4 x 4 com a poderosa seleção da União Soviética. Nos demais jogos disputados, contra Uruguai e Iugoslávia, derrotas por 2x1 e 5x0. Aquela copa do mundo, aliás, foi a primeira disputada pela Colômbia. Depois, uma longa ausência em participações no mundial, só voltado à cena em 1990. Em 1994 e 1998, repetiu a dose, conseguindo a classificação para a fase final. Em 2002, 2006 e 2010, esteve mais uma vez ausente da disputa, haja vista a não classificação nas eliminatórias sul-americanas. E só. Volta agora, em 2014, como uma das sensações. Hoje, fará o seu teste de fogo ao enfrentar um país que já é penta campeão do mundo e busca a sexta conquista. Não vai ser fácil. Essa, inclusive, será a primeira vez que as duas seleções se encontrarão, numa copa do mundo.
No âmbito da Copa América, apenas uma vez, em 2001, quando a competição foi disputada no país, consegui vencer. Antes, em 1975, chegou ao vice-campeonato. E mais nada.
Entre os craques que vestiram a também camisa amarela colombiana, destaque para o meia Valderrama, que entre 1985 e 1998, com a sua vasta cabeleira, disputou 111 jogos pela seleção (foi o jogador que mais atuou) e marcou 11 gols. René Huguita, o folclórico goleiro de lances fantásticos e inusitados, foi outro grande destaque do selecionado colombiano, entre 1987 e 1999, atuando em 69 jogos e marcando três gols. No elenco atual, que disputa a Copa do Mundo do Brasil, está outro grande goleiro colombiano, Faryd Mondragón, que aos 46 anos de idade tornou-se o jogador mais velho a participar de uma copa do mundo e nela atuar, sem falar em James Rodrigues e Cuadrado.
Assim, mesmo sem a tradição de muitos títulos conquistados, a seleção colombiana já tem muitas histórias pra contar.
Do outro, a seleção brasileira, a única a participar de todas as copas já disputadas e a única a conquistar cinco títulos mundiais. Além de muitas e valiosas histórias, de uma relação imensa de grandes craques revelados ao mundo, a tradição de grandes conquistas. Se derrotarmos a Colômbia e passarmos para as semifinais, por conta da nossa tradição de grandes vitórias, não teremos feito mais do que a nossa obrigação de ganhar e chegarmos ao hexa.
Uma vitória colombiana significará para eles a superação e a quebra de mais um estigma, elevando o nome do país andino a um patamar superior no contexto do futebol mundial.
Por isso, amigos, não acredito que esse jogo seja 1 x 1!

Recife,2014

Nenhum comentário: