domingo, 17 de maio de 2015

Poeta Waldemar Lopes


Fotografia de Clóvis Campêlo

POETA WALDEMAR LOPES

Um dos maiores sonetistas da poesia brasileira contemporânea, nasceu na cidade de Quipapá, no agreste pernambucano, em 01/02/1911, e faleceu no Recife, em 21/10/2006.
Sua formação intelectual foi firmada em vários campos de atividades em Pernambuco, Rio de Janeiro e Brasília, onde atuou em jornalismo (ótimo cronista e revisor primoroso), literatura (criou e participou de vários grêmios e academias literárias), administração pública, economia, direito público internacional (esses últimos vividos na sua atuação profissional no IBGE e na OEA).
Como jornalista, teve atuação destacada no Jornal do Commercio (Recife), Associação de Imprensa de Pernambuco, A Noite (Rio de Janeiro), Revista Brasileira de Estatística, Revista Brasileira de Municípios e outros órgãos da imprensa brasileira.
No Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi Diretor da Secretaria-Geral, Secretário Geral do Conselho Nacional de Estatística, membro da Comissão Censitária e da Comissão Nacional de Política Agrária.
Na Organização dos Estados Americanos (OEA), onde atuou de 1954 a 1976, foi diretor de seu escritório no Brasil e representante de sua Secretaria-Geral junto ao Governo Brasileiro.
Desde sua residência no Rio de Janeiro, já recebia amigos (juntamente com sua esposa Iracy) nos sábados, para reuniões literárias informais, que foram denominadas Sabalopes. Essas reuniões persistiram até o dia em que foi hospitalizado, antes de sua morte, no Recife.Em vida, publicou mais de vinte livros abordando assuntos diversos, entre poemas, crônicas e outros.
A fotografia acima foi feita por nós, em 1991, no Recife, para o projeto "Escritores Pernambucanos Contemporâneos - um levantamento foto-biográfico", do extinto Grupo 3.

Fontes: Wikipédia e Acervo Clóvis Campêlo

Um comentário:

Clóvis Campêlo disse...

Fotografia feita para o projeto "Escritores Pernambucanos Contemporâneos - Um Levantamento Foto-Biográfico", do Grupo 3.