terça-feira, 26 de junho de 2012

Efemérides


EFEMÉRIDES

Clóvis Campêlo

Ninguém completa sessenta anos impunemente. Justo ou não, sempre se paga um preço pela vida longa, pela superação de determinadas marcas temporais.
Bernard Shaw, o escritor inglês que morreu aos 94 anos, dizia que na velhice sentia-se assediado pela solidão e pela saudade dos contemporâneos que já se tinham ido. Essa é uma verdade verdadeira e um dos preços a serem pagos por quem alcança a longevidade.
Por outro lado, dona Dita, a minha sogra, no alto dos seus 80 anos bem vividos, aceita com tranquilidade o passar dos anos e diz que só tem uma saída para quem não quer envelhecer: é morrer jovem.
Portanto, camaradas, pelo bem ou pelo mal só nos resta viver e tentar fazer dessa vivência um caminho de satisfação e felicidade.
Vou ao Google, o novo pai dos burros, e descubro que, para nós, brasileiros, o dia 2 de dezembro é o Dia do Samba. Maravilha. Sei que estou bem acompanhado. Descubro também, dentro da minha ignorância histórica, que no dia 2 de dezembro de 1825, na cidade do Rio de Janeiro, nasceu Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádia Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, sétimo filho de Dom Pedro I e da arquiduqesa Dona Leopoldina de Áustria, e que depois viria a ser coroado como Dom Pedro II, o último Imperador do Brasil. Descubro ainda que, um pouco mais tarde, em 1889, nesse mesmo dia dia 2 de dezembro, nasceram a pintora brasileira Anita Mafaldi, a cantora lírica americana Maria Callas (1923), o ex-nadador brasileiro Gustavo Borges (1972) e a estrela pop americana Britney Spears (1981). Tudo gente boa, da melhor qualidade e sagitarianos, como eu.
Mas, também descubro o dia 2 de dezembro trouxe para alguns a marca da partida, da despedida desse mundo de Deus. Em 1552, faleceu São Francisco Xavier, missionário espanhol co-fundador da Companhia de Jesus, além de Pablo Escobar, narcotraficante colombiano, em 1993, e Luiz Lombardi Netto, em 2009, locutor nunca visto e que durante anos emprestou a sua voz ao programa Sílvio Santos.
Descubro ainda, nessa minha incursão dezembrina, que no dia 2 comemora-se o aniversário da cidade de Araçatuba, em São Paulo, onde hoje vive o meu amigo Everi Rudinei Carrara, poeta, músico e produtor cultural.
Descubro também que o dia 2 de dezembro é dedicado a Santa Bibiana, que viveu em Roma, no século IV, e foi morta à chibatadas por recusar-se a se prostituir.
Finalmente, descubro que na mitologia hindu, o dia 2 de dezembro é dedicado à Festa de Shiva, deus da dança, do movimento e da transformação.
Encerro afirmando que Sagitário é o nono signo astrológico do zodíaco, situado entre Escorpião e Capricórnio. É representado pela figura do arqueiro Quíron, que era um centauro. Sua flecha está constantemente apontada para o corpo do Escorpião, como uma vingança pela morte de Órion, o gigante caçador.

Recife, 02/12/2011

Um comentário:

pernambuco disse...

Parabéns sagitariano. Lá para adiante........De um escorpiano....